OBSERVADOR | Governo garante que “renovação e revitalização” da Autoridade Tributária é prioridade

O Ministério das Finanças garantiu esta terça-feira que a “renovação e revitalização” da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é prioritária para o Governo, que desde que tomou posse tem promovido “várias reuniões” com os sindicatos representativos dos trabalhadores dos impostos.

“A renovação e revitalização do capital humano da Autoridade Tributária constitui uma prioridade deste Governo, que tem sido de resto sinalizada publicamente por diversas vezes”, refere o ministério de Joaquim Miranda Sarmento numa resposta escrita enviada à agência Lusa.
Reagindo às acusações do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) de que as Finanças não têm “tempo para ouvir os trabalhadores”, apesar das tentativas feitas por “todos os meios” para dialogar com o ministro, a tutela garante que “procurou, desde a data da tomada de posse, inteirar-se das preocupações dos trabalhadores da Autoridade Tributária”.
Segundo salienta, para o efeito promoveu “já várias reuniões com as associações sindicais representativas, entre os meses de abril e setembro, havendo a indicação expressa de que tal diálogo será retomado ainda em outubro”.
Os “garantidamente mais de 3.500” funcionários da AT que hoje [terça-feira] participaram, por meios telemáticos, numa reunião geral promovida pelo STI deliberaram marcar uma greve de dois dias, a 19 e 20 de dezembro, exigindo a valorização da carreira, melhores condições de trabalho e a revisão da tabela salarial.