Saúde

O STI oferece um seguro de saúde e um cartão de saúde, com condições vantajosas na assistência médica, sem quaisquer encargos adicionais para os associados e extensível ao agregado familiar a preços reduzidos.

 

 

SEGURO DE SAÚDE

Após 4 anos de permanência ininterrupta na MÉDIS, e após verificarmos que esta não se dispunha a rever as condições vigentes, além de que exigia um aumento de 15%, apesar da sinistralidade do seguro estar controlada, decidiu a Direção Nacional consultar o mercado para aferir as condições apresentadas por outros operadores.

 

Na sequência dessa consulta, foram apresentadas propostas pela MÉDIS, pelas Seguradoras Unidas/Advancecare e pela ALLIANZ, tendo sido esta última a escolhida.

 

Assim, a partir de janeiro de 2018, o Seguro de Saúde do STI estará contratualizado com a ALLIANZ.

 

Todos os Sócios do STI, bem como os respetivos membros do agregado familiar serão DIRETAMENTE transferidos da anterior apólice, e manterão, sem qualquer exceção, todos os direitos e garantias nomeadamente sem qualquer período de carência.

 

O capital para Hospitalização subiu agora para os 35.000,00 € e o parto, que se mantinha inalterado há mais de 10 anos, subiu para 1.500,00 €.

Outro dos objetivos que pretendíamos atingir neste processo de revisão do seguro era a simplificação e a desmaterialização dos procedimentos para que as comparticipações pudessem ser mais rápidas. Assim:

 

1. Os reembolsos poderão ser feitos por mail, fotografando ou digitalizando as despesas médicas, dispensando-se desta forma o envio dos originais (ou fotocópias) em papel;

 

2. As despesas médicas apresentadas que se façam acompanhar de um comprovativo original da pré-comparticipação da ADSE, desde que se encontrem abrangidas contratualmente e exista plafond disponível para a cobertura em causa, serão reembolsadas nos termos destas condições, sem necessidade de apresentação de documentação clínica justificativa;

 

3. Para quem não é beneficiário da ADSE, nos casos em que se utilizar a rede ALLIANZ para a cobertura de Ambulatório, e ao contrário do que acontecia até aqui, não é necessário enviar as despesas para reembolso, sendo o pagamento feito de forma automática no prestador.

Numa consulta cujo preço convencionado desse prestador com a ALLIANZ seja 35,00 €, e uma vez que a comparticipação do seguro de saúde é de 80%, só pagará, ao contrário do que acontecia até agora, 20%, isto é 7,00 €, não havendo portanto depois necessidade de remessa para comparticipação do seguro. Até aqui pagava os 35,00 € e depois enviava esse recibo para comparticipação, para ser reembolsado dos 80%;

 

4. Se for beneficiário da ADSE deverá enviar, tal como acontecia no passado, as suas despesas, primeiramente para a ADSE e após a comparticipação por parte desta, por reembolso para a ALLIANZ.

 

Os beneficiários da ADSE terão sempre acesso aos preços convencionados tal como acontecia anteriormente.

 

A diferenciação antes referida, entre beneficiários da ADSE e não beneficiários da ADSE, fundamenta-se no facto de não podermos, em prejuízo do seguro de saúde, desresponsabilizar a ADSE das suas obrigações, colocando todo o ónus no seguro de saúde com as necessárias implicações em termos de aumento da taxa de sinistralidade e consequente aumento dos prémios.

 

 

A ALLIANZ saúde oferece um conjunto de assistências e vantagens únicas que pode utilizar a qualquer momento!

 

Conheça que serviços pode utilizar e quais as condições:

 

MÉDICO AO DOMICILIO 24 HORAS

Pode solicitar a visita de um médico a sua casa por apenas 30€.

 

REDE DE SAÚDE E BEM ESTAR

Acesso a descontos em serviços como Acupuntura, Estética, Ginásios, Homeopatia, Osteopatia, Spas, Termas, entre outros.

 

RESIDÊNCIAS ASSISTIDAS E CUIDADOS CONTINUADOS

A Allianz disponibiliza também acesso a uma rede de Residências Assistidas e Cuidados Continuados. Este serviço permite que tenha o acompanhamento de um especialista de saúde sempre que precisar, no conforto do seu lar ou numa Residência Assistida.

 

REDE DE PRÓTESES E ORTÓTESES NÃO OCULARES (Casas Ortopédicas)

Numa perspetiva de aumento da qualidade do serviço prestado e da melhoria da qualidade da vida dos nossos clientes, a Allianz Portugal passou a contar com uma Rede de Próteses e Ortóteses não oculares (Casa Ortopédicas).

 

2.ª OPINIÃO MÉDICA

Recorra aos melhores especialistas e peça uma 2ª opinião médica gratuita.

 

REDE DE PRESTADORES

A ALLIANZ tem uma rede de prestadores, de grande qualidade, que cobre todo o território nacional. Esta rede integra:

 

DESCRIÇÃO

N.º DE PRESTADORES

Centros de diagnóstico 1319
Clínicas 816
Hospitais 91
Médicos 648
Centros óticos 299
Outros 2
Total 3175

 

O objetivo da ALLIANZ não é ter a maior rede de prestadores, mas sim ter uma rede clínica de qualidade, contudo poderá ser equacionada a possibilidade de integração de novos prestadores sugeridos pelos sócios e desde que estes estejam de acordo com os níveis de qualidade exigidos pela ALLAINZ.

Através do Allianz Saúde, é colocada à disposição dos Sócios um novo conjunto de serviços médicos, para ajudar a tomar as melhores decisões médicas. Conheça que serviços pode utilizar e quais as condições em:

ALLIANZ | SERVIÇOS MÉDICOS ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Informação detalhada sobre o Seguro de Saúde

NOTAS INFORMATIVAS

Para consultar esta informação entre aqui. Obrigado.
NOTA INFORMATIVA N.º 1/2018 – CAMPANHA EXTRAORDINÁRIA DE INSCRIÇÃO DOS MEMBROS DO AGREGADO FAMILIAR SEM PERÍODO DE CARÊNCIA

IMPRESSOS

Para consultar esta informação entre aqui. Obrigado.

Agora para pedir o reembolso das suas despesas médicas tem apenas de seguir 2 passos

1.º Fotografe ou Digitalize as despesas médicas que pretende enviar

2.º Envie um email para sti.reembolso.saude@allianz.pt, com:

- NIF;

- Número de apólice;

- Número de aderente;

- As imagens das despesas médicas;

- É beneficiário da ADSE?                      SIM                      NÃO

 

Tome nota:

- Garanta que as imagens das despesas anexadas são legíveis;

- Caso tenha familiares no seu contrato de seguro, deve enviar um email por cada pessoa;

- Não é necessário o envio dos originais em papel;

- O email de receção das despesas está limitado a 10mb. Se necessitar de enviar um anexo superior ao peso permitido opte por fazer o envio em mais do que um email para garantir que as despesas são recebidas pela ALLIANZ.

 

O endereço de email indicado (sti.reembolso.saude@allianz.pt) deverá ser utilizado apenas e exclusivamente para pedidos de reembolso, não devendo ser utilizado para quaisquer outros efeitos, como por exemplo, pedidos de esclarecimento/ponto de situação dos processos, sob pena de não serem tratados.

 

Os pedidos esclarecimentos devem ser enviados para: info@allianz.pt .

 

Contudo, caso prefira, envie o pedido de reembolso para a seguinte morada da ALLIANZ Portugal:

 ALLIANZ SAÚDE

Rua Andrade Corvo, n.º 32, 1069-014 Lisboa, ou naturalmente para o STI.

 

Veja aqui como pode enviar os pedidos de reembolso por mail:

Também já pode submeter os pedidos de comparticipação á ADSE on line. É também através da ADSE online que pode obter a declaração para efeitos de complemento de comparticipação para posterior  remessa ao seguro de saúde, nos casos em que tal é necessário, veja como:

CARTÃO DE SAÚDE

ADESÃO À ASSISTÊNCIA MÉDICA DO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS (AMSFJ)

I – APRESENTAÇÃO

A Direção Nacional do STI decidiu renovar a parceria com o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), para que os Sócios do STI possam ter acesso à rede de prestadores convencionados da Assistência Médica do SFJ, em condições rigorosamente iguais às dos Sócios do SFJ, sem qualquer encargo adicional para os Sócios do STI.

Esta assistência médica tem por objetivo possibilitar aos seus associados e respetivos familiares, o acesso em condições vantajosas a um conjunto de serviços prestados por médicos e clínicas privadas de excelência.

Esta assistência médica carateriza-se pela redução inicial do custo do ato médico prestado sendo que o valor suportado pelo sócio pode ainda ser comparticipado pela ADSE assim como pelo seguros de saúde do STI.
A Assistência Medica proporcionada por este cartão  aos seus beneficiários abrange as seguintes modalidades:
  • Consultas de clínica geral e de especialidades,  incluindo visitas domiciliárias;
  • Meios auxiliares de diagnóstico;
  • Meios de terapêutica;
  • Intervenções cirúrgicas;
  • Internamentos;
  • Enfermagem;
  • Tratamentos termais.
Podem usufruir da AMSFJ todos os beneficiários que se identifiquem com o cartão válido emitido pelo SFJ e que se encontrem em situação que permita manter a qualidade de beneficiário.
As vantagens oferecidas pela AMSFJ são obtidas através do recurso a médicos, estabelecimentos hospitalares ou quaisquer outros estabelecimentos com convenção com o SFJ.

II – BENEFICIÁRIOS

  • São Beneficiários Titulares da Assistência Médica do Sindicato dos Funcionários Judiciais, os sócios do STI, que, nos termos do art.º 8.º dos Estatutos, detenham essa qualidade.
  • Podem inscrever-se como beneficiários familiares os membros do agregado familiar dos Beneficiários Titulares, identificados no artigo anterior, desde que devidamente inscritos por estes na AMSFJ, através do STI.
  • Consideram-se membros do agregado familiar:
    1. O cônjuge não divorciado ou judicialmente separado do beneficiário titular, mesmo para além da morte deste;
    2. O cônjuge que viva maritalmente com o beneficiário  titular, desde que a união de facto se mantenha há pelo menos 6 meses e que este se encontre numa das seguintes situações (solteiro, separado judicialmente de pessoas e bens, divorciado ou viúvo);
    3. Os descendentes até ao 2º grau, ou equiparados, do  beneficiário titular ou do seu cônjuge;
    4. Os ascendentes até ao 2º grau, ou equiparados, do associado ou do seu cônjuge.
  • Os familiares identificados número no anterior de beneficiário titular falecido mantêm a sua qualidade de beneficiário familiar.
  • Podem ser inscritos os filhos do beneficiário titular cujo nascimento ocorra após a morte deste.
  • Consideram-se equiparados aos descendentes os tutelados, adotados e os menores, que por sentença judicial sejam confiados ao beneficiário titular ou ao seu cônjuge.

III – CARTÃO DE BENEFICIÁRIO

Aos sócios do STI será enviado um cartão, sem quaisquer custos, que será válido até Dezembro de 2019, com a identificação e  com o n.º de beneficiário.

IV – ADESÃO DOS ELEMENTOS DO AGREGADO FAMILIAR

Para efeitos de inscrição dos membros do agregado familiar, identificados em II – 2. será emitido um formulário, que acompanhará os cartões a distribuir aos sócios, onde deverão ser indicados os elementos solicitados.

O custo de cada um destes cartões é de 10 euros e terá a validade (até Dezembro de 2017) igual ao cartão do sócio titular.

Alerta-se os Sócios do STI que inscreveram na Assistência Médica do Sindicato dos Funcionários Judiciais membros do seu agregado familiar que estas inscrições, ao contrário das dos Sócios, não se renovam automaticamente.

Os Sócios que mantenham interesse em incluir membros do seu agregado familiar devem, mesmo que os tivessem inscritos no período que terminou a 31 de dezembro de 2015, proceder a nova inscrição, preenchendo o boletim de inscrição que se anexa, e proceder ao pagamento conforme instruções contidas no próprio impresso.

Caso pretenda inscrever os membros do seu agregado familiar deverá utilizar o boletim de adesão que anexamos. Após preenchimento do respetivo boletim deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para o NIB: 0035 0346 00000431430 58 e enviar para o STI o boletim de inscrição e o comprovativo da transferência bancária.

V – CONJUGAÇÃO DOS VÁRIOS SUBSISTEMAS DE QUE O SÓCIO DO STI BENEFICIA

A utilização conjugada destes três sistemas - ADSE, ASSISTÊNCIA MÉDICA DO SFJ E SEGURO DE SAÚDE STI/ALLIANZ - pode trazer vantagens significativas. Antes de mais convém destacar que:

1. Quer a utilização do cartão da Assistência Médica do Sindicato dos Funcionários Judiciais (AMSFJ), quer a utilização do cartão ALLIANZ não inviabilizam a remessa para comparticipação da ADSE;

2. Igualmente a utilização de qualquer destes cartões não inviabiliza a remessa para o Seguro de Saúde, após a comparticipação da ADSE (recorda-se que existem situações em que a comparticipação do Seguro de saúde STI/ALLIANZ é efetuada com base em fotocópia e sem necessidade de aguardar pela comparticipação da ADSE e pela declaração desta entidade para efeitos de complemento de comparticipação). (ver “COMPARTICIPAÇÃO DE DESPESAS - PRAZOS DE REMESA E DOCUMENTOS A ENVIAR” do MANUAL DO SEGURO DE SAÚDE no site do STI).

Assim, e para potenciar o benefício, deverá, em cada caso concreto e em função do prestador, aferir qual a melhor forma de utilizar os cartões.

Devem portanto os sócios, em cada caso, aferir a melhor forma de os utilizar. Por regra, tendo o prestador acordo com a ADSE, é mais vantajoso utilizar esse sistema primeiro e enviar depois o recibo do que ficou a seu cargo, para comparticipação do seguro de saúde. Não tendo o prestador acordo com a ADSE, então há que aferir se está incluído na rede da AMSFJ e, neste caso, o que pagar deve ser enviado para comparticipação da ADSE e, ainda pode enviar para o STI, para comparticipação do seguro de saúde STI/ALLIANZ.

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A listagem dos prestadores de cuidados de saúde convencionados é atualizada frequentemente e poderá ser consultada no site do Sindicato dos Funcionários Judiciais em http://www.sfj.pt/servicos/assistencia-medica

O Departamento da Assistência Médica do S.F.J. continua a envidar esforços no sentido de alargar a todo o território o estabelecimento de protocolos com entidades de assistência (médicos, clínicas e hospitais).

Apesar de já existir uma rede de cobertura territorial bastante significativa e diversificada, verifica-se o que, aliás, é comum na generalidade quer do sector público quer particular, que em determinadas zonas, designadamente do interior, há dificuldades que queremos minorar.

Nesse sentido, agradecemos a colaboração dos sócios residentes nas áreas dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu, bem como das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que tenham contactos com potenciais aderentes ao estabelecimento de protocolos e que sejam considerados de interesse geral, canalizem os mesmos para o STI que os fará chegar ao Departamento respetivo do SFJ, com indicação sumária da sua área funcional e do respetivo contacto, preferencialmente via e-mail, a fim de serem analisados.

Em caso de dúvida não deixe de contactar o STI.

BOLETIM DE INSCRIÇÃO E REDE DE PRESTADORES

Para consultar esta informação entre aqui. Obrigado.