Formação

O STI desenvolve ações de formação, sob a forma de cursos, seminários, colóquios e conferências, bem como através do estabelecimento de parcerias com entidades formadoras certificadas e institutos de ensino superior.

São áreas de intervenção formativa do STI a formação sindical, a formação para desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais e ainda a formação técnica com caráter complementar.

FORMAÇÃO SINDICAL

A formação sindical é uma área estratégica prioritária que se revela uma ferramenta fundamental para a construção de uma consciência crítica e proativa, contribuindo para a valorização dos quadros do sindicato.

AUTOFORMAÇÃO PARA SÓCIOS

O Regime da Formação Profissional na Administração Pública, estabelecido no Decreto-Lei n.º 86-A/2016, de 29 de dezembro, prevê, no seu artigo 16.º, a utilização, por parte do trabalhador, de um crédito de 100 horas por ano civil, dentro do período laboral, para formação profissional em regime de autoformação, com vista ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, o STI tem desenvolvido e apoiado a organização de conferências e seminários, em pontos diversos do país, abordando temas ligados à legislação laboral, à área fiscal e aduaneira e também à área comportamental e de desenvolvimento pessoal. Estes seminários e conferências são organizados em parceria com universidades, institutos de ensino superior e entidades formativas certificadas, com a participação de oradores e formadores referenciados nas matérias em questão.

 

 

Para descarregar a Minuta para Autoformação faça primeiro login aqui. Obrigado.

FORMAÇÃO TÉCNICA COMPLEMENTAR

O STI entende que é obrigação da Administração, enquanto entidade patronal, ministrar formação técnica de qualidade, adequada às necessidades dos seus trabalhadores. Não podendo, nem querendo, substituir-se às obrigações da Administração em ministrar formação aos trabalhadores, identifica-se porém a necessidade e manifesta importância de oferecer possibilidades de formação técnica complementar aos associados, para a sua valorização profissional, em áreas que não sejam cobertas pelo plano formativo da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Na sequência da abertura de concursos externos de ingresso nas carreiras da AT, em que não são estabelecidas quaisquer quotas ou vantagens para os trabalhadores que já laboram na casa e são opositores aos mesmos, por se revelarem oportunidades de progressão profissional, o STI tem apoiado estes colegas, promovendo formação e disponibilizando material de apoio à preparação para estes concursos.

Por outro lado, a retoma dos ciclos de avaliação permanente, reacendeu e expandiu o interesse pela atualização e formação técnica contínuas, com vista à boa preparação para as provas de avaliação.

ATIVIDADES FORMATIVAS

As várias ações de formação desenvolvidas pelo STI, bem como os respetivos folhetos divulgativos e fichas de inscrição são divulgados por e-mail para todos os associados e podem ser consultados na lista de ou na nossa .

O Plano Formativo, bem como o histórico de atividades podem ser consultados na área reservada (Ações de Formação). Para consultá-los deverá proceder ao login na

MATERIAIS FORMATIVOS

Os materiais formativos de suporte às ações de formação do STI encontram-se na área reservada/ações de formação. Para consultá-los deverá proceder ao login na 

FORMAÇÃO À DISTÂNCIA

Algumas das ações de formação do STI são desenvolvidas com possibilidade de difusão à distância, usando um sistema de live streaming, com vista a tornar as iniciativas cada vez mais acessíveis ao maior número de sócios possível.

PARCERIA APOTEC

O STI estabeleceu um protocolo com a APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade, entidade certificada para a formação profissional nas áreas da fiscalidade, contabilidade e direito, em que os sócios beneficiam das mesmas condições que têm os sócios da APOTEC, no que se refere à participação nas ações de formação promovidas por aquela entidade. Os sócios que pretendam efetivar a inscrição nas ações de formação realizadas pela APOTEC, e aceder ao conteúdo integral do Jornal de Contabilidade, devem proceder ao

Consulte as ações de formação da APOTEC nas várias secções regionais.