STI

O STI é uma organização sindical independente de dimensão nacional

O STI representa o capital humano de toda a AT – Autoridade Tributária e Aduaneira, responsável pela arrecadação de mais de 90% das receitas do Estado, pelo controlo da fronteira externa e pelo combate aos crimes de fraude e evasão fiscais. São representados pelo STI todos os profissionais a ele associados voluntariamente, independentemente do seu vínculo, função ou categoria profissional, que exerçam a sua atividade na AT e na Direcção Regional dos Assuntos Fiscais da Secretária Regional das Finanças e do Plano do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira.

O STI abrange todo o território nacional tal como vem definido na Constituição da República Portuguesa e tem a sua sede em Lisboa e conta com uma estrutura descentralizada, composta por órgãos locais, distritais, regionais e nacionais, que decidem e executam com vista à prossecução do objectivo de defender os interesses dos seus associados.

STI - História
O sindicato somos todos nós!

História da fundação do STI

sti fundação

Sete dias após a revolução de 25 de abril de 1974 realizou-se a primeira Reunião Geral de Trabalhadores das Contribuições e Impostos, na antiga sala de concursos da DGCI, tendo sido efetuadas, durante os dois anos seguintes, diversas e sucessivas reuniões, a nível central, distrital e local, para eleição dos Representantes dos Trabalhadores e para debater a Formação da Estrutura.

Em maio de 1976 realizou-se um Plenário em Leiria, decidindo-se, finalmente, pela constituição de um Sindicato para os Trabalhadores da DGCI.

Em reunião de fevereiro de 1977 foi consolidada a opção tomada, no ano anterior, em Leiria e preparou-se assim a Assembleia Constituinte do Sindicato.

Durante os dois meses seguintes efectuou-se a mobilização e dinamização de TODOS os Trabalhadores da DGCI, para a decisão final.

No dia 11 de maio de 1977 foi fundado oficialmente, com a publicação no Boletim do Trabalho e do Emprego, o Sindicato dos Trabalhadores da Direcção-Geral Das Contribuições e Impostos, cujo nome e sigla evoluíram para STI – Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.