Jornal da Madeira – Serviços de Finanças da Madeira afetados por constrangimentos de novo site da AT

 “Os serviços de finanças da Região Autónoma da Madeira também estão a ser afetados pelos constrangimentos causados pela entrada em funcionamento de uma nova página informática da Autoridade Tributária, informou hoje o Governo Regional.

Uma nota divulgada pela Secretaria Regional das Finanças do executivo madeirense refere que os problemas acontecem “devido à entrada em funcionamento de uma nova página informática de aplicações e alterações aos mecanismos de contextualização e fundamentação de acessos ao sistema informático nacional da Autoridade Tributária”.

O mesmo documento acrescenta que o objetivo da alteração foi “a segurança da informação e a integridade de dados”, pelo que “foram implementados novos ajustamentos nas áreas de atuação”.

Esta situação “tem provocado alguns constrangimentos nos serviços de finanças de todo o país, incluindo os desta Região Autónoma”, lê-se a informação.

O governo insular refere que estas “situações foram reportadas” e que as “anomalias registadas estão a ser resolvidas”, apelando à “compreensão dos contribuintes da Madeira na presente situação”.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), os serviços de finanças vivem “um verdadeiro caos” devido à entrada em vigor de uma nova página informática, numa altura em que, à falta de recursos humanos, somam-se as férias de funcionários, e não há uma solução “à vista”.

“Persistem os problemas informáticos que dificultam acesso às aplicações da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)”, denunciou o STI, garantindo que tem recebido, desde segunda-feira, “relatos do autêntico caos experienciado nos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira”.”