Autoridade Tributária garante que alterações não tiveram impacto no acesso dos contribuintes ao Portal das Finanças

Uma mudança no backoffice do site das Finanças gerou uma situação de “quase obstrução” ao longo dos últimos dias, segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI). Esta quarta-feira, a Autoridade Tributária (AT) disse que os problemas registados desde a última segunda-feira na plataforma informática utilizada pelos trabalhadores do fisco “estão na sua maioria superados”. De acordo com a informação prestada pela AT ao “Diário de Notícias”, estas alterações não tiveram impacto no acesso dos contribuintes ao Portal das Finanças.

Os problemas verificam-se na plataforma de acessos dos trabalhadores do fisco às várias aplicações internas usadas nos diversos procedimentos da ação tributária. De acordo com o STI, esta quarta-feira à tarde ainda recebiam indicação de alguns constrangimentos. “Torna o trabalho quase inoperacional”, explica ​​Ana Gamboa, presidente do STI.

Segundo a AT, a atualização informática “foi programada para o início do mês de julho, não tendo sido realizada nos meses anteriores para evitar qualquer perturbação durante a campanha de entrega das declarações de IRS“. “Em face desta atualização, conjugada com outras migrações tecnológicas, houve constrangimentos temporários no acesso e na utilização de algumas daquelas aplicações internas por parte dos trabalhadores da AT, que estão na sua esmagadora maioria superados”, refere.