Degradação nos edifícios das Finanças de Faro, Olhão e Albufeira | Diário Online Região Sul

A Direcção Distrital de Faro do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) denunciou esta semana que, apesar da realização de obras recentes, a  Direcção de Finanças de Faro, bem como o edifício anexo (antigo Governo Civil), também ocupado por serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram afetados pela intensa chuva que tem assolado a região.

No distrito de Faro, segundo o nosso jornal apurou, registaram diversos problemas estruturais, como infiltrações que causaram inundações e queda de tetos no interior de vários edifícios dos Serviços de Finanças, nomeadamente em AlbufeiraFaro e Olhão.

A denúncia, feita pelo presidente da Direcção Distrital de Faro do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), António Frazão, sustenta que o edificío da capital algarvia “é um dos edifícios da AT mais críticos a nível nacional” em termos de degradação.

Informa-nos também Frazão, que “os funcionários aguardam por novas instalações, as quais foram “prometidas em Janeiro de 2017 pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais”.
Sucede que a promessa não passou disso mesmo e o processo de construção tem sido permanentemente adiado.

Supostamente, a intervenção recente na estrutura “deveria ter resolvido as más condições” mas não foi o que sucedeu e “os trabalhadores enfrentam inúmeras dificuldades em assegurar as tarefas diárias”, vendo-se obrigados a operações de emergência no sentido de protegerem equipamentos e documentação, de expediente, arquivos, etc…

Acresce informar também que os problemas não se ficam apenas por Faro, também os Serviços de Finanças de Albufeira e de Olhão sofreram com a intensidade da chuva dos últimos dias e no seu interior são visíveis os estragos provocados.

E a terminar, a nota enviada ao nosso jornal informa que, António Frazão fará na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, pelas 10:00 horas, na entrada das instalações da Direcção de Finanças de Faro, um ponto de situação, para que melhor possam ser aferidas quais “as verdadeiras condições em que os trabalhadores da AT estão a funcionar.”

Note-se que ao nosso jornal foram disponibilizadas diversas fotos que ilustram bem a difícil situação em que os Trabalhadores das Finanças se encontram a trabalhar quando chove e há infiltrações.

 

Notícia publicada no Diário Online Região Sul no dia 10 de Dezembro 2022