Correio da Manhã – Seis mil candidatos lutam por 180 lugares de inspetores no Fisco

 

 

 

São mais de seis mil os candidatos que, no próximo dia 17 de setembro, vão prestar provas para tentar conquistar um dos 180 lugares de inspetores ao serviço da Autoridade Tributária (AT). Dezenas de salas em escolas e universidades vão abrir as suas portas num sábado para que se realize a prova de conhecimento que tem a duração de 2h30m. Trata-se de um exame de escolha múltipla, com consulta, e com questões que tanto serão em português como em inglês.

Os futuros inspetores tributários terão 30 minutos para ler o enunciado da prova. Depois deste prazo, serão distribuídas as folhas com as perguntas de resposta múltipla. Existem 40 perguntas, cada uma com um valor igual. O somatório de todas as perguntas dará um total de 20 valores. Será permitida a consulta de todas as fontes de informação, designadamente códigos, livros, eletrónicos ou telemóveis significa eliminação imediata.

As questões reportam-se, na generalidade, à legislação que vigorou até dia 24 de fevereiro, dia da publicação do anúncio do concurso. Salvo casos pontuais especificados no enunciado. Em caso de sucesso, o candidato pode contar com um lugar na 3a posição/nível 27 da carreira da Inspeção Tributária com um salário de 1841,16 euros. •

Noticia publicada no Correio da Manhã no dia 27.08.2022