COMUNICADO | Nº 02/2023 | A TODOS OS SÓCIOS | 27/02/2023 | EXIGIMOS CONDIÇÕES PARA TRABALHAR COM DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

COMUNICADO | Nº 02/2023 | A TODOS OS SÓCIOS | 27/02/2023 |

 

EXIGIMOS CONDIÇÕES PARA TRABALHAR COM DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

Caros colegas,

No dia 1 de março, tal como anunciámos no Comunicado 1/2023, inicia-se o PROTESTO NACIONAL CONTRA A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E O COLAPSO DA AT.

Como também referimos no comunicado, a Campanha de Protesto engloba várias iniciativas diferentes do habitual, que foram desenvolvidas na sequência de vários debates sindicais, ocorridos nos Conselhos Gerais, Conselhos Distritais/Regionais e outras reuniões do sindicato.

O principal objetivo deste protesto não é fechar serviços, com paralisações totais. O principal objetivo é, através das diversas iniciativas de protesto e de paralisações pontuais e articuladas, chamar a atenção do público para a importância das nossas funções e para o perigo de colapso da AT. Pretende-se criar incómodo e pressão, não nos cidadãos, mas na Direção-geral e no Governo.

Além do pré-aviso de greve parcial, serão afixados outdoors em Lisboa e no Porto, com mensagem sobre as nossas funções, serão distribuídos folhetos à população com desenvolvimento da mensagem dos outdoors, poderão ser utilizadas braçadeiras e serão realizadas ações de rua, junto a serviços da AT.

Ao longo do mês de março estão previstas três ações de protesto:

  • Dia 1 – 10h – Lisboa – Em frente à DF Lisboa e SF Loures-3;
  • Dia 15 – 10h – Viseu – Em frente ao SF Viseu;
  • Dia 29 – 10h – Porto – No Aeroporto do Porto.

 

Nestas ações de protesto, serão distribuídos folhetos aos cidadãos, por parte dos representantes sindicais e de colegas dos serviços próximos que queiram juntar-se à iniciativa. Serão também disponibilizados rastreios cardiovasculares, para sensibilizar para os riscos a que os trabalhadores estão sujeitos devido à sobrecarga com que se trabalha na AT e para a falta de Medicina no Trabalho.

Para potenciar o impacto do Protesto, é muito importante haver articulação entre Delegados Sindicais e colegas nos serviços, e com as DD/DR e a DN. Recomendamos a leitura do ANEXO a este comunicado, para mais detalhe sobre as várias iniciativas do PROTESTO NACIONAL 2023 e sobre como melhor operacionalizá-las.

Por fim, recordar que não estamos isolados! Somos uma estrutura grande e dispersa pelo país, mas se nos apoiarmos mutuamente podemos potenciar o sucesso deste protesto!

Além da página do site, onde se agrupa toda a informação relacionada com o Protesto (comunicados, informações, etc.), existem as FAQ, que vão sendo melhoradas à medida que surgem novas questões, e devemos procurar manter contacto permanente uns com os outros e com os Delegados Sindicais, as DD/DR, com a DN e o Staff do STI. Podemos usar as redes sociais para irmos acompanhando e partilhando todas as iniciativas e irmos fazendo deste Protesto uma ação de cobertura nacional, fazendo chegar a nossa mensagem ao maior número de pessoas possível.

É hora de aumentar a voz do nosso protesto e prolongá-lo até que a nossa Direção Geral e a Tutela mostrem, de uma vez por todas, respeito pelos trabalhadores! Não queremos palavras bonitas nem pancadinhas nas costas, queremos soluções, preto no branco! Queremos carreiras dignas, com perspetiva de futuro e voltar a ter orgulho nas funções que desempenhamos e na organização em que trabalhamos.
EXIGIMOS RESPEITO E DIGNIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES DA AT JÁ!  

Contamos contigo, conta conosco, juntos somos mais fortes!

 

STI – POR TI, PARA TI, CONTIGO!

Saudações sindicais,
A Direção Nacional