NOTA INFORMATIVA Nº01/2026 | MENSAGEM DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DO STI: 2026 EXIGE JUSTIÇA, COESÃO E CORAGEM POLÍTICA | 01/01/2026

Colegas!

Chegados a 2026, olhamos para trás e encontramos uma Autoridade Tributária e Aduaneira em declínio. Em qualquer profissão, a missão que se desempenha é sempre fulcral na motivação dos trabalhadores. Acreditar, como acreditávamos no início do século, que contribuimos para o bem comum, para um mundo melhor, para um país mais forte, coeso e solidário, poderia ser o combustível para sermos eficazes e eficientes, na nobre missão de criarmos justiça fiscal e, através dela, justiça social.

No passado dia 23 de Dezembro, fomos mais uma vez brindados com uma notícia que demonstra bem a fraca coesão social e o modo como, por responsabilidade dos políticos, falhamos a nossa missão.

Segundo o Observatório Fiscal da União Europeia, o nosso país tem 40% do Produto Interno Bruto parqueado em paraísos fiscais. Notícias como esta, não abrem telejornais ao contrário das notícias sobre bebés que, felizmente, nascem saudáveis, ainda que sem assistência médica. Mas combater situações como a noticiada, poderia permitir, a todos os bebés, terem assistência condigna.

Quando apontamos falhas à AT, é importante percebermos que também existem problemas organizacionais no STI e, por isso, há que ter capacidade de os corrigir.

Teremos Congresso em 2026 e nele há trabalho de organização interna, importante, que deve ser feito.

Sendo esta uma mensagem de Ano Novo pode, no entanto, ser utilizada nas nossas dinâmicas sindicais 🙂. Assim, não resisto a deixar mais um ponto de reflexão que mostra bem o que é a política nacional e o modo como dificulta o nosso trabalho. Na audiência relativa à nossa proposta de alteração às custas judiciais, que decorreu no Parlamento, tudo indicava que a mesma, por ser justa e lógica, ia ser aprovada. Foi chumbada com os votos da direita e a abstenção do Chega. Deixo aqui o registo em áudio dessa audição para que cada um de vós tire as suas conclusões. Termino com um grande abraço, desejos de muita saúde e realização pessoal e profissional, para todos vós e para as vossas famílias, e que 2026 seja um ano em que a paz vença a guerra e a justiça vença as injustiças.

Deixem-nos trabalhar e nós poderemos ajudar.


Audiência COFAP