O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) enviou um comunicado aos seus associados a recomendar que sempre que os trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) considerem não estarem reunidas as condições para o exercício das suas funções com normalidade, passem a pedir escusa de responsabilidade.

Para o STI, “a razão da situação de completo caos vivida nos últimos dias, não foi a entrada em vigor da nova página informática de aplicações e alterações aos mecanismos de contextualização”, considerando que a inexistência de experiências piloto levou ao bloqueio dos serviços no país inteiro.

A atualização do sistema informático e alterações aos mecanismos de contextualização levara a uma onda de reclamações de trabalhadores do Fisco, e impactaram os serviços de norte a sul do país, alerta o sindicato.

O STI recomenda assim aos trabalhadores a escusa de responsabilidade, no entanto, alerta, esta “por si só não iliba qualquer trabalhador de responsabilidade”. Apesar disso, esta ferramenta serve como um cartão vermelho apresentado aos responsáveis da AT para os diversos e graves problemas do setor”.