Greve – 5 dias de luta

A Direção Nacional agradece a todos trabalhadores da AT que aderiram à greve de protesto nos últimos 5 dias.

Ao longo dos cinco dias de greve protestámos contra a degradação da AT, contra a falta de condições materiais e humanas com que prestamos a nossas funções, no apoio ao cumprimento voluntário, na inspeção tributária e aduaneira e no controlo da fronteira externa da UE. Somos trabalhadores qualificados, a nossa missão é nuclear para o funcionamento do país. Merecemos respeito e condições para trabalhar com dignidade!

Reivindicamos a dignificação da nossa profissão, através da regulamentação das nossas carreiras, a abertura dos concursos anunciados em 2019, a abertura do concurso de transição das carreiras subsistentes, a conclusão de todos os procedimentos pendentes e o reforço dos quadros de pessoal nas carreiras especiais, através da abertura de concurso externo.

Nestes cinco dias, demonstramos à Tutela e ao país o nosso descontentamento, e, sobretudo, a nossa união e solidariedade.

Estiveram completamente encerrados mais de 60% dos serviços de finanças (muitos dos que permaneceram abertos funcionaram com menos de 50% dos trabalhadores), a maioria dos serviços aduaneiros, funcionaram apenas com os serviços mínimos, mais de metade das lojas do cidadão também encerraram. Esta foi a demonstração clara do descontentamento dos Trabalhadores.

No próximo dia 15, realiza-se o Conselho Geral do STI, com a participação de delegações de todos os distritos e regiões, onde será feito o balanço da Greve e se refletirá sobre a ​possível continuidade do protesto.


O Conselho Geral Extraordinário, de 22 de outubro de 2021, aprovou a utilização do Fundo de Greve para comparticipação em perdas de remuneração a sócios do STI que aderissem à Greve convocada para 1 a 5 de dezembro de 2021, nos seguintes termos:

1 Dia de Greve – 50%
2 Dias de Greve – 50% do 1° dia e 75% do 2°
3 a 5 Dias de Greve – 50% do 1° dia e 75% do 2° e 100% dos 3.° a 5.° dias.
 
Este montante será pago, mediante o envio, ao STI, de cópia do recibo de vencimento onde for efetuado o respetivo desconto.
O envio do recibo de vencimento deverá ser efetuado para o seguinte e-mail: geral@stimpostos.pt.


Lê ou relê aqui algumas das principais noticias que saíram na imprensa nacional durante estes dias.