10 Dez COMUNICADO | Nº 04/2024 | A TODOS OS SÓCIOS | 10/12/2024
Dia 19 de Dezembro, todos a Lisboa!
Colegas,
No próximo dia 19 de Dezembro, vamos todos manifestar o nosso descontentamento em Lisboa, à frente do Parlamento.
E vamos porquê?
Ao longo das últimas legislaturas a AT ficou sem Autoridade, sem pessoal, sem equipamentos, sem saúde e segurança no trabalho, sem respeito, sem dignidade. Mas ficou com problemas de burnout, objectivos sufocantes, pressão diária insuportável, regras obtusas na progressão das carreiras e acesso a cargos, incompetência na gestão.
A AT foi desconsiderada pelo poder político.
Como oportunamente vos comunicámos, os trabalhadores tributários e aduaneiros não são uma prioridade para o actual Governo. Para outras carreiras, até a Lei se alterou, para que pudessem recuperar o tempo de serviço perdido com os anos de congelamento da Troika. Para nós, ZERO.
Não vamos, neste comunicado, repetir todo o caderno reivindicativo do STI. Mas temos obrigação de vos alertar, para o facto de que está, neste momento, a decorrer uma mesa negocial do Governo com os sindicatos sobre o SIADAP. O STI não foi convidado para a primeira reunião, mesmo representando, muito provavelmente, mais de 80% de todos os trabalhadores sindicalizados da AT, por não termos assinado um protocolo vazio e que nada de útil trazia aos colegas.
Após essa primeira reunião, conseguimos que o Governo aceitasse assinar um compromisso, para que o vergonhoso assunto dos colegas não licenciados do artigo 38º, fosse resolvido até ao final de 2024. Assim, e apenas por isso, lá assinámos o referido protocolo.
Fomos convidados para a segunda reunião da tal mesa negocial e de lá saímos com uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma! Entretanto, e como enviámos pré-aviso de greve para 19 e 20 de Dezembro, fomos expulsos de novo da mesa negocial!!!
Nas outras mesas negociais andam os Ministros da Tutela a discutir 15% de aumentos para os médicos (em cima do que já conseguiram em 2023), a atribuir centenas de milhões de euros aos professores em progressões, a valorizar as forças de defesa e segurança, a aumentar os enfermeiros em 20%, a debater aumentos significativos aos bombeiros e assim por diante. Idêntica valorização tiveram os colegas das carreiras gerais que também recebem o nosso FET. O STI apoia as lutas de todas estas carreiras e bem andam os Ministros destas áreas governativas.
Na nossa mesa negocial vêm falar da porcaria do SIADAP, sistema que devia envergonhar quem o aplica e que apenas a nossa humildade tem permitido que sobreviva. Os professores não o têm. As forças de defesa e segurança também não. No Ministério da Justiça, de forma transversal a todas as carreiras, nem querem ouvir falar dele. Porque nos vêm de novo massacrar a nós com esse miserável sistema, cujo próprio nome já chega para desmotivar o mais motivado dos trabalhadores!?
Não nos vamos alongar. Não há necessidade. Mais palavras para quê?
No dia 15 de Outubro fizemos a maior reunião de Trabalhadores da história da AT.
No dia 25 de Outubro os nossos delegados sindicais foram à porta do Sr. Ministro de Estado e das Finanças dizer-lhe que não compreendem porque estão o Ministro da Educação, o Ministro da Defesa, a Ministra da Saúde, a Ministra da Justiça e a Ministra da Administração Interna a defender os seus, mas o nosso Ministro finge que não existimos!
Alertámos o Governo que estamos apenas a começar. Queremos trabalhar e não andar de protesto em protesto. Mas, aparentemente, o Governo quer desestabilizar a AT. Se assim continuar, 2025 não vai ser um ano fácil.
Dia 19 e 20 de Dezembro vamos todos mostrar mais um cartão amarelo ao Governo.
Vamos parar a AT. Vamos aderir em massa à greve no nosso sindicato. Vamos apelar a outros colegas que se juntem ao nosso sindicato. Que se sindicalizem para que possam aproveitar as condições únicas que o STI vai proporcionar aos sócios que queiram participar nesta jornada de luta que se antevê histórica!!!
Não faltes. Junta-te a nós e vem lutar por ti, pelos teus, pela AT, por Portugal.
Segue-nos nas redes socias para estares a par de todas as novidades. Adere à nossa Comunidade WhatsApp e ao nosso canal de Youtube.
Conta connosco. Nós contamos contigo. Vamos voltar a ter um sindicato forte!!!!
Saudações Sindicais
A Direção Nacional do STI